A definição de spam baseia-se no envio insolicitado de informações e conteúdos. Podes não ter esta noção, mas é muito fácil fazer spam sem te aperceberes!
Exemplos de spam são:
mensagens privadas falando de promoções ou conteúdos sem que a pessoa solicitasse informação;
Agora, podes estar a perguntar-te, porquê não fazer spam?
Precisas de passar uma mensagem, serviço, ou informação sobre o teu produto ou oportunidade de negócio ao máximo de pessoas possível – porque não fazer spam?
É uma boa questão, e aqui estão 7 razões porque não o deves fazer:

1. ‘SPAMAR” É ILEGAL NO QUE TOCA A ENVIO DE EMAILS

No que toca a emails, de acordo com o ato federal CAN-SPAM de 2003, uma companhia não pode usar endereços de email que não solicitaram informação sobre esse negócio, devem ter linhas de assunto relevantes, e a morada física legítima de quem envia tem de estar disponível em cada email.
Ainda mais rígida é esta regra agora, com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais! É absolutamente ILEGAL, em qualquer área profissional, enviar emails contendo conteúdos aos quais o destinatário não deu consentimento explicito.
Esta regra não se aplica a campanhas políticas ou organizações religiosas, portanto se não cais dentro de destas 2 categorias, sê profissional e segue as regras.

2. NÃO É ÉTICO

Mesmo não sendo propriamente ilegal quando falamos em spam fora das caixas de entrada, fazer qualquer uma das coisas de que falei nos exemplos acima a pessoas que não te deram autorização para o fazer, ou que não mostraram interesse no teu produto, serviço, negócio ou organização, simplesmente não é ético.
Estás a invadir o espaço virtual pessoal dessa pessoa sem a sua autorização.
Não te esqueças que há uma pessoa real por trás de cada conta de Facebook ou endereço de email, não é por ser a Internet que vais deixar de ter respeito para com essas pessoas. E fazer spam é o equivalente presencial a ires atrás das pessoas na rua a falar-lhes do que queres falar ou promover.
Imaginaste fazerem isso? Irritante, não é?

3. VAI ESTRAGAR A TUA REPUTAÇÃO

Enervar dezenas, centenas ou milhares de pessoas não compensa, não é bom para ti nem para ninguém, muito menos para o teu negócio.
Spamar é ainda mais odiado do que tele-marketing hoje em dia. E acredita que o que não falta são pessoas que não terão problemas nenhuns a reportar-te como spammer se estiveres a fazê-lo.
Não só te arriscas aos teus emails irem parar à caixa de spam, e o teu endereço de email ser bloqueado, como também eventualmente as tuas contas nas redes sociais serão também bloqueadas e, sem mais nem menos, lá se vai a tua credibilidade.
Quando alguém vê que és spammer, vais logo para a sua ‘lista negra’ e a ideia que essa pessoa passa a ter de ti e da tua ética de trabalho torna-se negativa, (independentemente do teu produto/serviço/conteúdo sejam verdadeiramente bons) afetando permanentemente a tua relação com ela e a credibilidade e autoridade que poderias ter tido se tivesses feito as coisas de outra forma.

4. SPAMAR É REFLEXO DE PREGUIÇA E NÃO É PRODUTIVO

Usando como exemplo os emails em massa a pessoas que não solicitaram, ou copiar e colar mensagens de promoção em tudo quanto é sitio na Internet, é pura preguiça.
Terás mais resultados a fazer o que for preciso para obter endereços de email de pessoas que estão interessadas, ou a pôr algum cuidado e atenção ao que colocas nos locais adequados das redes sociais.
Além disso, spamar muito provavelmente não vai trazer resultados que compensem a perda da tua reputação.

5. BONS PRODUTOS NÃO PRECISAM DE SPAM

Se o teu produto, serviço ou mensagem for tão bom como pensas, não precisas de fazer spam.
Ao usares técnicas e ferramentas de marketing legitimas, quem estiver interessado em saber mais vai colocar o seu email nas tuas páginas de captura para passar a receber mais informações, ou vai te pedir as informações diretamente por outros meios de comunicação.

6. NÃO PRECISAS DE FAZER SPAM PARA ESPALHAR A TUA MENSAGEM

Se queres obter o endereço de email de alguém e promover através de redes sociais, há formas legitimas de o fazer.
Desde campanhas patrocinadas no Facebook ou noutras redes sociais,, a formas de sindicancia do teu conteúdo de forma a dar valor às pessoas para que elas queiram subscrever aos teus emails e receber mais informações, além as 1001 formas de te pôr lá fora e construir um bom marketing pessoal para teres a credibilidade que precisas para começares a ganhar seguidores e clientes.
Estes métodos vão-te ajudar a obter emails de pessoas que têm interesse genuíno em ti e no que estás a vender.
Se não sabes como isto se faz e não conheces estas técnicas, vai rever os LIVES e conteúdos aqui no grupo da Comunidade 🙂 e não tenhas medo de colocar dúvidas e sugerir temas para falarmos em LIVES futuros.

7. A REGRA DE OURO

Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.
Se também achas que spam é irritante, não o faças! Obtém os teus seguidores e clientes de forma legítima, sê honesto e simpático.
Vais ver que terás muito melhores resultados, e vais criar uma relação de proximidade e confiança com os teus clientes que nunca terias conseguido atingir de outra forma.
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Já compreendeste como o spam te vai fazer mais mal do que bem?
Não há razão para fazer as coisas mal quando as podes fazer bem. Principalmente no que toca a negócios, a última coisa que queres é manchar a tua reputação e credibilidade para sempre na Internet, e digo-te, a Internet é uma máquina de gerar influência, credibilidade, alcance, exposição e até dinheiro. Só precisas de saber como usá-la devidamente. 🙂
Mais uma vez, se não sabes como te promover de forma legítima e eficaz na Internet e estás disposto a aprender, mantém-te atento aqui ao grupo, coloca questões, ou entra em contacto connosco 🙂
Todo o nosso trabalho e negócio online é feito baseado nestas técnicas, e estamos mais que dispostos a partilhar essa informação para diminuir o número de spammers no mundo que dão mau nome a tudo o que seja trabalho pela Internet.
Estamos aqui para servir e ajudar no que precisares, e ir de encontro aos teus desafios e dificuldades 🙂

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